Saiba como manter seu PC limpinho
Hora da faxina no computador: como limpar um desktop?
Saiba como manter seu PC limpinho em poucos minutos e evite problemas de acúmulo de poeira e superaquecimento
Neste guia você aprenderá a dar aquele trato na sua máquina em cerca de 20 minutos e sem ter que desmontá-lo! Basta retirar os fios externos e os encaixes mais simples e, aí sim, fazer o trabalho sujo.
Cóf, cóf!
Regularidade da limpeza
Dentre os principais fatores estão: local onde o desktop fica (sobre a mesa ou no chão), contato com animais (principalmente gatos, que adoram aproveitar o calor da máquina, e isso sem contar os pêlos e a sujeirinha que eles trazem nas patas), fumaça e cinza de cigarro (as partículas se acumulam facilmente na ventoinha e em todo o resto do PC), restos de alimento (bata seu teclado de cabeça para baixo e veja a nojentice - eew!), entre outros.
Assim, se você se identifica com alguns desses fatores, é recomendável tomar vergonha na cara e limpar seu computador a cada 3 ou 6 meses, em média.
Ferramentas necessárias
Os principais instrumentos serão pano de limpeza e frasco de ar comprimido. Nem pense em usar produtos de limpeza de casa e muito menos aspirador de pó, pois este gera um acúmulo estático que pode fritar diversos componentes do seu equipamento!
Confira a lista:
- Chave de fenda adequada para abrir a tampa do seu computador;
- Frasco de ar comprimido;
- Pano de limpeza, de preferência macio;
- Cotonetes (opcional);
- Pasta térmica (opcional);
- Organizador de cabos/abraçadeira de nylon (opcional).
Preparação
Leve o computador para um local bem ventilado, como varanda ou garagem aberta, para evitar que a poeira que será retirada suje a casa. Se não dispuser desse espaço, tenha um aspirador de pó para sugar o que voar. Mas lembre-se: não o use para limpar o computador! Limite-se à sugar somente a poeira dissipada pelos jatos de ar comprimido.
Para dar início à limpeza, talvez seja preciso uma proteção para o nariz e a boca. Caso seu computador esteja mais empoeirado que jipe em rali, as máscaras cirúrgicas são a melhor opção para evitar a inalação excessiva de poeira.
O que tirar e não tirar
Primeiramente, precisamos abrir o gabinete. Para isso, use a chave de fenda necessária de acordo com o parafuso. Se tiver problemas, consulte o manual de sua máquina ou então procure guias online de acordo com seu modelo. Com ele já aberto, desconecte os fios ligados ao painel lateral. Se quiser, desconecte também os componentes de fácil remoção, como pente de memória, placa de vídeo e disco rígido. Isso facilitará a limpeza.
Uma dica: não remova a CPU. Uma vez que removê-la será necessário reaplicar a pasta térmica - que auxilia no resfriamento do processador juntamente à ventoinha - sobre o processador. Se mesmo assim quiser fazer a remoção e tiver a pasta em mãos, retire a pasta antiga com álcool num pano macio e reaplique-a ao colocar novamente a CPU na torre.
Começando o trabalho sujo
Máscara posta e ferramentas em mãos? Comecemos a faxina. Comece pelos componentes periféricos retirados no passo anterior. Com o frasco de ar comprimido na posição vertical, direcione o ar com jatos curtos nas regiões com poeira.
Em seguida passe para os componentes dentro do gabinete. Para limpar os slots da memória RAM, por exemplo, aplique o ar sobre cada um deles de modo a tirar o pó acumulado. Caso tenha dificuldade de enxergar, use uma lanterna e focalize no local.
Cuidado ao limpar os slots!
Limpar cada reentrância é importante
Com as minúcias limpas, passemos agora para os equipamentos maiores do gabinete, como a CPU e a ventoinha. Como são unidades maiores, demandam maior tempo de limpeza.
No caso da ventoinha, é recomendável inserir uma caneta entre as hélices para evitar que elas girem durante a aplicação do ar comprimido. Caso prefira, você também pode utilizar cotonete para higienizar as hélices, grudando a poeira no algodão. Somente tenha o cuidado de não enroscar o algodão nos cantos das hélices, pois pode soltar fiapos. Esse processo de limpeza leva mais tempo, mas o resultado pode ser melhor. :)
A base interna do gabinete é provavelmente o local onde mais se acumula sujeira. Limpá-la com o ar comprimido pode levar um tempo considerável, portanto uma forma mais rápida e eficiente é utilizar um pano umedecido - não encharcado! - e retirar toda a poeira em algumas passadas. As partes externas (como a saída de ar e outras portas) podem ser limpas facilmente com o ar comprimido também. O mais importante neste momento é ter paciência!
Pós-limpeza e organização
Após limpar toda a parte interna, é importante lembrar-se de manter a organização interna do computador. Por isso, para evitar aquela zona de fios coloridos plugados sabe-se lá em quê, é uma boa lançar mão de um útil acessório: abraçadeira de nylon (zip tie), que prende e organiza os fios em grupos.
Organize os cabos para eles não derrubarem você
Limpeza e organização: combinação perfeita
Uma dica útil é nomear cada agrupamento de cabos para, numa próxima limpeza, facilitar na hora de recolocá-los em seus devidos lugares. É mais facilidade e menos dor de cabeça, afinal, já basta o trabalho em limpar toda a sujeira do equipamento!
Com tudo limpo e organizado, certamente a aparência interna e externa de seu gabinete será outra. Portanto, o objetivo agora é manter a saúde de sua máquina sempre em dia para garantir um melhor desempenho e, principalmente, o fim do superaquecimento que fazia o cooler de seu PC parecer uma turbina de avião!